A 125.ª sessão do Comité Olímpico Internacional inicia-se hoje, em Buenos Aires, com a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020, com Tóquio, Madrid e Istambul na corrida.
Corpo do artigo
Na escolha da 29.ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, Tóquio e Madrid parecem estar em vantagem sobre Istambul, uma vez que a capital japonesa é sempre um "peso pesado" a este nível e já recebeu os Jogos em 1964, enquanto a cidade espanhola volta a surgir como candidata, depois do segundo lugar na sessão em que o Rio de Janeiro ganhou o evento de 2016.
No Teatro Colón, casa da ópera de Buenos Aires, os três projetos fazem as apresentações finais e depois esperam pela votação secreta da assembleia, a duas voltas (com eliminação do menos votado) se não houver maioria absoluta à primeira.
A 125.ª sessão destaca-se ainda pela eleição do sucessor de Jacques Rogge à frente do COI, na terça-feira, com seis candidatos ao cargo: o alemão Thomas Bach, o ucraniano Sergey Bubka, o suíço Denis Oswald, o porto-riquenho Richard Carrión, Ser Miang Ng, de Singapura, e Ching-Kuo Wu, de Taiwan.
No domingo, será ainda decidida a definição da modalidade que, em 2020, se vai juntar às 27 do atual programa oficial dos Jogos, com os comités nacionais a decidirem entre basebal/softbal, squash e luta greco-romana.