Sochi2014: Canadianas foram as melhores no hóquei sobre o gelo e curling
As canadianas estiveram hoje em grande destaque nos Jogos Olímpicos de Sochi, com os triunfos nas finais de curling e de hóquei sobre o gelo, aqui a conseguirem um inédito tetracampeonato.
Corpo do artigo
Noruega, Rússia, França e Estados Unidos asseguraram os outros ouros em disputa no 14.º dia dos Jogos de Sochi, na Rússia, que vão encerrar no próximo domingo.
As hoquistas do Canadá ganharam na final aos Estados Unidos, por 3-2, com golo de ouro, mantendo assim o título que já detinham há três edições, ou seja, desde Salt Lake City2002, quando, pela primeira vez, surpreenderam a equipa da casa.
O Canadá parecia dominado nesta final, mas acabou por impor o prolongamento, fase em que Marie-Philip Poulin fez o golo de ouro.
Para o bronze, a Suíça ganhou à Suécia por 4-3 e, pela primeira vez, chega ao pódio.
No curling, a equipa liderada por Shannon Szabados também leva a medalha para o Canadá. Na final, ganhou por 6-3 à Suécia, campeã nas duas últimas edições, conquistando assim de novo um título que lhe fugia desde Nagano'98.
A Grã-Bretanha, com a escocesa Eva Muirhead, chega ao bronze, após bater a Suíça por 6-5.
O país anfritrião festejou hoje mais um título, com a jovem patinadora artística Adelina Sotnikova, "rainha" do Palácio Iceberg de Sochi aos 17 anos. Derrotou no programa livre a favorita e defensora do título Kim Yuna, da Coreia do Sul, na liderança desde o programa curto.
Quanto à Noruega, reforçou o comando do quadro geral de medalhas com mais um sucesso, no combinado nórdico por equipas, deixando para trás a Alemanha e a Áustria, anterior campeã.
No freestyle skicross, os franceses arrasaram e ficaram com todos os lugares do pódio. Ouro para Jean Frederic Chapuis, o campeão mundial do ano passado.
Correu menos bem para os gauleses o halfpipe em femininos - uma prova em estreia -, com Marie Martinod a fechar em segundo lugar, batida pela norte-americana Maddie Bowman, já vencedora da especialidade nos "X-Games", por duas vezes.