Uribe rompeu pela floresta verde e começou a decidir. FC Porto vence Sporting em Alvalade
O colombiano e Pepê marcaram na vitória dos dragões. Veja os golos.
Corpo do artigo
Uribe começou e Pepê confirmou a terceira vitória do dragão sobre o leão. O FC Porto venceu este domingo o Sporting em Alvalade por 2-1.
O médio colombiano do FC Porto marcou o primeiro golo do jogo e o brasileiro aumentou a vantagem, mas Chermiti ainda reduziu em cima do apito final.
TSF\audio\2023\02\noticias\12\resumo_scp_fcp
Face às várias ausências nos dragões, Sérgio Conceição promoveu André Franco à titularidade, com Grujic a fazer dupla com Uribe no meio-campo. No outro lado, Rúben Amorim trouxe algumas surpresas para a equipa inicial, principalmente com as introduções de Bellerín, Fatawu e Trincão, bem como a permanência de Chermiti no centro do ataque.
Os leões entraram para assumir o jogo e a somar vários lances de bola parada, mas sem conseguir assustar a baliza de Diogo Costa.
Num jogo dividido, foi o Sporting a ter a primeira oportunidade. Boa jogada pela esquerda dos leões e Matheus Reis chegou à linha para cruzar atrasado, onde apareceu Marcus Edwards a rematar ao lado. Os dragões responderam logo a seguir, com um remate de Galeno, dentro da área, por cima da baliza de Adán.
Marcus Edwards era o jogador mais irrequieto nesta fase da partida. Aos 25 minutos, o inglês ganhou a bola na direita, puxou para o meio e rematou por cima.
Aos 33', surge a melhor oportunidade do jogo e para o FC Porto. Galeno isolou Taremi dentro da área e o iraniano remata À trave. Na recarga, Marcano cabeceia por cima.
Ainda na primeira parte, Rúben Amorim decidiu mexer para lançar Paulinho no jogo, que entrou para o lugar de Francisco Trincão.
Já dentro dos últimos cinco minutos da segunda parte, Marcus Edwards é descoberto na direita, cruza para a marca de penálti e Marcano faz de parede e evita que a bola de Chermiti vá na direção da baliza. Em tempo de compensação, Edwards bateu um livre em zona frontal para uma grande defesa de Diogo Costa. No lance seguinte, Taremi cabeceou ao lado da baliza contrária.
O intervalo chegou sem golos, mas trouxe mais novidades para a segunda parte. Rúben Amorim lançou Nuno Santos para o lugar de Fatawu.
Depois de uma entrada na segunda parte muito partida, com os dragões a parecerem ameaçar a baliza verde, Rúben Amorim voltou a mexer. Bellerín saiu para entrar Ricardo Esgaio.
Os dragões pareciam estar a crescer no jogo e foi Uribe que capitalizou isso. Depois de algum tempo com a bola nos pés dos portistas, Grujic serviu Uribe, o colombiano teve alguma sorte no ressalto, mas isolou-se e fez o primeiro golo do jogo.
https://tsf.vsports.pt/embd/83483/m/12044/tsf/6ea5f99da8d9086dc55ba8f647f87049?autostart=false
O golo espevitou a equipa portista que logo a seguir teve uma dupla oportunidade. Primeiro, Taremi quase chegou a uma bola na cara de Adán, mas o espanhol foi mais rápido. Na sequência, João Mário cruzou para o iraniano e o remate foi desviado por um defesa leonino para canto.
Ainda antes de o FC Porto fazer a primeira alteração, Rúben Amorim queimou todos os cartuchos. Ricardo Esgaio, que tinha entrado 15 minutos antes, e Matheus Reis saíram para as entradas de Arthur e Diomande.
Aos 75', Sérgio Conceição mexeu pela primeira vez. Galeno, aparentemente em dificuldades físicas, saiu para entrar Toni Martínez.
Sem que grande coisa tenha mudado no jogo, o técnico portista voltou a fazer trocas, tirando André Franco e Taremi para colocar Manafá e Eustáquio.
Aos 87 minutos, grande cruzamento da direita para o segundo poste, onde apareceu Chermiti para desviar, mas não contou com a muralha Diogo Costa a evitar o golo.
Em cima dos 90 minutos, os leões chegaram ao empate, mas por pouco tempo. Arthur Gomes rematou para uma grande defesa de Diogo Costa e Chermiti marcou na recarga. Contudo, estava em fora de jogo e o lance foi anulado.
Em período de compensação, Pepê fechou as contas. Com o Sporting balanceado para o ataque, o brasileiro ganhou a bola em zona subida, isolou-se e picou a bola por cima de Adán.
https://tsf.vsports.pt/embd/83488/m/12044/tsf/e5a9e388866839cab07aee711ffbdad1?autostart=false
O jogo ainda não estava fechado. Chermiti, já bem dentro dos descontos, reduziu o marcador com um cabeceamento ao segundo poste.
https://tsf.vsports.pt/embd/83489/m/12044/tsf/7ff94241fe51252377f0e77bdbd504d1?autostart=false
Os leões ainda foram atrás do empate, mas já não havia tempo. Artur Soares dias apitou pouco depois e confirmou a vitória dos dragões em Alvalade. O FC Porto reduz a desvantagem para o Benfica no campeonato, enquanto o Sporting complica muito as contas pela qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.
Onze do Sporting: Adán, Matheus Reis, Coates, Inácio, Bellerín, Ugarte, Pedro Gonçalves, Fatawu, Edwards, Trincão e Chermiti.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu, Uribe, André Franco, Grujic, Galeno, Taremi e Pepê.
Suplentes do Sporting: Israel, St. Juste, Nuno Santos, Paulinho, Diomande, Tanlongo, Arthur, Esgaio e Mateus Fernandes.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, David Carmo, Rodrigo Conceição, Manafá, Namaso, Toni Martínez, Eustáquio, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.