
Samantha Stosur após a sua vitória sobre Serena Williams
Reuters
A tenista australiana venceu Serena Williams em dois sets, numa partida em que a norte-americana sofreu uma penalização depois de ter insultado a juiz do encontro.
Corpo do artigo
Samantha Stosur tornou-se, no domingo, a primeira australiana a vencer o Open dos EUA em 38 anos, ao bater Serena Williams na final deste torneio por 6-2 e 6-3, numa partida marcada pela atitude da norte-americana face à juiz do encontro.
A tenista australiana, que venceu a assim o seu primeiro título num torneio do Grand Slam, precisou apenas de 31 minutos para fechar o primeiro set, aproveitando-se dos vários erros da adversária, que viu o seu serviço quebrado por duas vezes.
Na segunda partida, Serena Williams, que era a grande favorita à vitória nesta final, até porque tinha afastado a número um mundial, Caroline Wozniacki, acabou por insultar a juiz do encontro, o que valeu uma penalização, que poderá resultar numa multa e numa suspensão.
A norte-americana tinha-se envolvido num incidente semelhante na meia-final dos Open dos EUA de 2009, que perdeu frente à belga Kim Clijsters, o que lhe valeu então uma multa de mais de 80 mil dólares.
Caso cometesse alguma «falta grave» nos próximos dois anos (a penalização acabava neste Open dos EUA), Serena ficaria sujeita a pagar uma multa a dobrar, podendo ainda vir a ser suspensa noutros torneios do Grand Slam.