Foram instalados locais para a transmissão em direto do jogo em mais de 50 pontos e o Palácio do Governo, em Díli, exibe uma faixa gigante de apoio à seleção portuguesa.
Corpo do artigo
Na faixa pode ler-se "O povo de Timor-Leste deseja a Portugal a taça nesta grande final do Euro2016". Nas ruas são visíveis várias bandeiras portuguesas, em muitos locais, e são vários os carros, motas e microletes (os tradicionais transportes públicos locais) com bandeiras portuguesas.
Xanana Gusmão, vestido com uma camisola do Boavista Futebol Clube de Timor-Leste - mas garantindo que à noite virá com uma camisola do SLB - está a comandar uma iniciativa que, insiste, não é do Governo mas "de todo o país". "Isto não é do Governo, é de todos, de empresas, da sociedade civil em apoio à seleção", explicou à Lusa.
Um grande ecrã está a ser preparado no Centro de Convenções de Díli onde estarão, a partir das 00:00 (quatro horas antes do jogo) "as pessoas mais importantes". O mesmo ocorre em todo o território, onde o jogo será acompanhado em direto em vários locais.
No caso de Díli, haverá musica e a transmissão de resumos dos jogos de Portugal e França até à final, "para animar e entreter as pessoas".
A comunidade portuguesa, por seu lado, deverá dividir-se entre o CCD e pelo menos dois pontos onde têm sido transmitidos os jogos anteriores, nomeadamente o espaço da Doce Tentação, na sede do Sport Dili e Benfica, e no Hotel Timor.
O debate entre muitos é se começam a festa hoje, aguentando até à hora do jogo, ou se se deitam umas horas para estarem 'mais frescos' às 04:00 locais.
O Portugal-França está agendado para as 21:00 (20:00 horas de Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris, e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.