Ouça o Relato TSF. Os bracarenses arrancaram com uma derrota em casa frente ao Nápoles.
Corpo do artigo
Há arcos para fazer desporto, há arcos arquitetónicos e muitos outros tipos de arcos. Todos têm a sua beleza, mas, em Berlim, Bruma criou esta tarde um com um brilho especial. O SC Braga venceu esta terça-feira na Alamanha frente ao Union Berlin, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, após uma reviravolta concluída com um golo no último minuto.
Becker foi um quebra-cabeças para a defensiva minhota na primeira parte, mas Niakaté ainda reduziu antes do intervalo. No segundo tempo chegou o melhor momento do jogo. Bruma marcou um golaço que deu o empate aos bracarenses. No último suspiro, Castro disparou para a vitória bracarense.
TSF\audio\2023\10\noticias\03\03_outubro_2023_filme_do_jogo_uniqao_de_berlim_vs_braga
Para a partida na Alemanha, Artur Jorge trocou o lateral direito, face à lesão de Victor Gómez, avançando Joe Mendes para o onze. Na frente, Álvaro Djaló, Bruma e Ricardo Horta faziam companhia a Simon Banza, ficando Pizzi e Abel Ruiz no banco. Na equipa da casa, o destaque ia para Diogo Leite. O central formado pelo FC Porto passou por um empréstimo ao SC Braga, antes de rumar a Berlim e fixar-se no Union.
A partida começou mal para os bracarenses, mas podia ser pior. Aos quatro minutos, num ataque rápido, a bola chegou a Robin Gosens dentro da área do SC Braga e o internacional alemão rematou para o fundo das redes de Matheus. Contudo, depois de análise no VAR, o lance foi anulado por fora de jogo no início da jogada.
A equipa portuguesa respondeu alguns minutos depois. Num livre pelo lado esquerdo, Zalazar cruzou para muito perto da baliza e Ronnow teve de afastar com dificuldade.
Aos 19 minutos, um erro a meias entre Joe Mendes e Serdar deixou Behrens isolado, mas o central turco conseguiu recuperar, com ajuda de Niakaté, e impediram que o avançado do Union Berlin conseguisse incomodar Matheus.
Pouco depois, nova grande oportunidade para os alemães. Perda de bola da equipa bracarense, a bola chegou a Becker que rematou para a defesa de Matheus, mas o lance foi novamente invalidado por fora de jogo.
Os erros, principalmente nesta competição, pagam-se caro, mas o SC Braga não aprendeu quando devia. Aos 30 minutos, Zalazar falhou um passe no ataque e a facilidade para Sheraldo Becker se isolar foi gritante. Apenas com Matheus na frente, o avançado rematou por entre as pernas do guarda-redes e fez o primeiro golo da partida.
A rapidez deste contra-ataque
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 3, 2023
@ChampionsLeague | @fcunion 1 x 0 @SCBragaOficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/akLEyBS1um
O SC Braga respondeu dois minutos depois. Bruma avançou por zona central, tirou dois homens do caminho e rematou, mas saiu à figura de Ronnow.
Aos 37', foi a vez de Niakaté e Serdar fazerem asneira e o suspeito do costume aproveitou. Bola bombeada desde a defesa alemã, os centrais do SC Braga não conseguiram cortar e Becker, novamente isolado, fez o segundo golo.
Mais uma corrida daquelas
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 3, 2023
@ChampionsLeague | @fcunion 2 x 0 @SCBragaOficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/gzX6en9qOn
Artur Jorge estaria certamente a pedir o intervalo, mas a equipa aproveitou para responder antes em campo. No minuto 41, na sequência de um canto, Ricardo Horta rematou de fora da área, Ronnow defendeu, mas deixou a bola à mercê de Niakaté, que só teve de empurrar para o fundo das redes alemãs.
BORA BRAGA NIAKATE.
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 3, 2023
@ChampionsLeague | @fcunion 2 x 1 @SCBragaOficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/1VgwUM5am6
O golo elevou o nível de jogo do SC Braga, que até ao final do primeiro tempo esteve a ronda a área do Union Berlin, mas sem conseguir chegar ao empate até ao descanso.
O regresso foi ainda mais doce para os bracarenses. Num canto estudado, Rodrigo Zalazar meteu a bola para Ricardo Horta, que, à entrada da área, deu para Bruma. O remate do internacional português faz um arco triunfal e entra na baliza alemã.
ARMINDOOOOOOO
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 3, 2023
@ChampionsLeague | @fcunion 2 x 2 @SCBragaOficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/5shVEyGrw0
Os bracarenses estavam claramente melhor no jogo e estiveram perto da reviravolta aos 61 minutos. Bruma arrancou pelo meio e serviu Ricardo Horta para um bom remate defendido por Ronnow.
Os alemães voltaram a assustar no minuto 70. Gosens avançou pela esquerda e cruzou para Volland, mas Matheus parou o remate com uma grande defesa.
Logo a seguir, Artur Jorge fez duas trocas. Entraram João Moutinho e Adrián Marín para as saídas de Zalazar e Borja.
Mas o Union Berlin voltava a ficar por cima do jogo. Aos 75 minutos, Volland serviu Becker na área e o avançado, depois de tirar Matheus do lance, rematou ao lado.
Já em período de compensação, o golpe de teatro deu-se. Num ataque até pouco promissor, Castro rematou de primeira à entrada da área e fez o 3-2 favorável ao SC Braga.
"GOLO! GOLO! GOLO! GOLO DO SPORTING DE BRAGA!"
- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 3, 2023
@ChampionsLeague | @fcunion 2 x 3 @SCBragaOficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/as0se3PumY
A partida terminou logo a seguir com a vitória bracarense. Assim, o SC Braga soma três pontos no grupo C da Liga dos Campeões, ganhando vantagem perante os alemães na luta pelo terceiro lugar e mantendo a esperança numa inédita qualificação para os oitavos de final da Champions.
Onze do Union Berlin: Ronnow, Bonucci, Doekhi, Diogo Leite, Juranovic, Haberer, Král, Tousart, Gosens, Becker e Behrens.
Onze do SC Braga: Matheus, Joe Mendes, Serdar, Niakaté, Borja, Zalazar, Al Musrati, Álvaro Djaló, Bruma, Ricardo Horta e Banza.
Suplentes do Union Berlin: Schwolow, Stein, Jaeckel, Aaronson, Volland, Laidouni, Roussillon, Trimmel e Kemlein.
Suplentes do SC Braga: Tiago Sá, Hornicek, José Fonte, Paulo Oliveira, Vitor Carvalho, Adrián Marín, Pizzi, João Moutinho, André Horta, André Castro, Rony Lopes e Abel Ruiz.