Banza remou contra a maré de Vizela e bisou na vitória do SC Braga. Veja os golos
Veja os golos. Bracarenses igualam Benfica na tabela com 29 pontos.
Corpo do artigo
A história foi a mesma nas duas partes do Vizela-SC Braga: os da casa entravam melhor, ficavam confortáveis no jogo e, de repente, um certo avançado franco-congolês lembrava-os de que o que conta é marcar golos. Chama-se Banza e bisou na vitória bracarense sobre o Vizela, que também teve golo de Bruma, e coloca a equipa de Artur Jorge em igualdade pontual - à condição - com o Benfica: ambas as equipas têm 29, mas as águias recebem o Farense ainda esta sexta-feira.
Já o Vizela, que também tem um franco-congolês de seu nome Essende e que não deixa ninguém descansado, tem dez pontos, mas fica à mercê dos resultados que façam Rio Ave, Chaves e Arouca e pode acabar a jornada no último lugar do campeonato.
TSF\audio\2023\12\noticias\08\08_dezembro_2023_filme_do_jogo_vizela_1_3_braga
Perante um SC Braga com "ritmo de Champions" - palavras do treinador espanhol do Vizela - foram os comandados por Pablo Villar quem começou por pegar com mais vontade do jogo, tanto que aos 11 minutos já tinham ameaçado três vezes a baliza bracarense.
Só que a pouca contenção acabou por trair os próprios vizelenses: apesar de criarem dificuldades ao SC Braga, bastou uma oportunidade para os visitantes chegarem à vantagem. Álvaro Djaló conduziu pela direita, lançou Joe Mendes para a linha de fundo e, de lá, o sueco cruzou para a bola da baliza, onde surgiu Banza a encostar.
https://tsf.vsports.pt/embd/91641/m/16676/tsf/37c086d3baac7082a2fa8aab744ebe1b?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\08\vizela_braga_golo_1
Momentos antes já o azar batera à porta dos de Vizela, com Nuno Moreira, que já tinha dado sinais de lesão, a ter de ser substituído por Jardel. Até ao intervalo não houve mais golos, embora o SC Braga tenha tomado conta da partida. Ainda assim, o franco-congolês Essende, na frente de ataque vizelense, não permitia qualquer relaxação.
Para manter os da casa também inquietos, Artur Jorge lançou Bruma em jogo para o lugar de Alvaro Djaló, mas viu repetir-se no relvado aquilo a que se tinha assistido no início do jogo: era o Vizela quem entrava com maior vontade de chegar ao golo e, para isso, ia confiando nos pés e construção de jogo de Diogo Nascimento.
E, tal como na primeira parte, apesar dessa atitude, voltou a ser o SC Braga quem chegou ao golo, e pelo mesmo autor: Banza. Desta vez a jogada nasceu no corredor esquerdo pelos pés de Bruma, que deu a bola a Zalazar e o uruguaio cruzou ao segundo poste para o francês cabecear para o 2-0. É o 13.º golo do avançado no campeonato.
https://tsf.vsports.pt/embd/91643/m/16676/tsf/44978a19243ab97bf8a65943b72abc76?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\08\vizela_braga_golo_2
Uma vez mais, nem assim os Vizela se deixaram ficar e acabaram por chegar mesmo ao golo aos 72', na sequência de um pontapé de canto a partir do lado direito. A bola foi para a zona do segundo poste, Matheus saltou para a ir agarrar, mas foi batido por Essende, que se antecipou a toda a gente e cabeceou para o fundo da baliza.
https://tsf.vsports.pt/embd/91646/m/16676/tsf/10ad7124e084259a9b73ecae3b0061ce?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\08\vizela_braga_golo_3
Repetia-se a história deste jogo. O Vizela voltava a agigantar-se e ia pressionando o SC Braga, acabando o jogo a ameaçar o golo que seria o empate, como já tinha ameaçado marcar nos inícios da primeira e segunda parte até ser traído pelos remates de Banza. Só que, até ao fim do jogo, nem o Vizela marcou, nem Banza voltou a fazer das suas.
Fez Bruma, que aproveitou uma baliza deixada deserta por Buntic, que tinha subido à grande área adversária para tentar ser feliz num pontapé de canto, e fez o 3-1 final.
https://tsf.vsports.pt/embd/91648/m/16676/tsf/6c842af499343c887c81136bf9db5a2e?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\08\vizela_braga_4
Onze do Vizela: Buntic, Anderson, Matheus Pereira, Lebedenko, Samu, Rodrigo Escoval, Pedro Ortiz, Nuno Moreira, Tomás, Diogo Nascimento e Essende.
Onze do SC Braga: Matheus, Serdar, Alvaro Djaló, Paulo Oliveira, Zalazar, Mendes, Vitor Carvalho, Ricardo Horta, Pizzi, Banza e Cristian Borja.
O jogo é arbitrado por Cláudio Pereira, auxiliado por Tiago Costa e André Almeida. O VAR é André Narciso.
Suplentes do Vizela: Ruberto, Hugo Oliveira, Jardel, Mendez, Unzueta, Bustamante, Dylan, Busnic e Rashid.
Suplentes do SC Braga: Lukas Hornicek, Fonte, Bruma, Abel Ruiz, André Horta, Adrián Marín, Rony Lopes, João Moutinho e Castro.