Na zona da fronteira de Quintanilha, o Governo indicou os postos de combustível onde os camiões, podem abastecer e ter 13 cêntimos de desconto por litro. Mas a medida não convenceu.
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Faz este sábado, dia 15 de outubro, um mês que o Governo começou por implementar o período de experiência, nas zonas de fronteira, com o gasóleo mais barato 13 cêntimos para os transportes internacionais. Uma medida que visa combater a fuga de milhões de euros para Espanha, onde o preço do gasóleo é substancialmente mais barato e onde os camiões portugueses abastecem.
Na zona da fronteira de Quintanilha, o Governo indicou nove postos de combustível em Bragança, um na aldeia de Rossas a cerca de 40 quilómetros da fronteira e outro na vila de Izeda a 50 quilómetros de Espanha. Nestes, os camiões, podem abastecer e ter 13 cêntimos de desconto por litro.
Uma medida do governo que até agora está a ter um resultado nulo ou insignificante, diz Henrique Jorge, gerente de dois postos, PRIO e BP, nas entradas de Bragança
"Os indicadores que temos até agora são os normais. Não se notam grandes mudanças e, para já, mantêm-se tudo mais ou menos como estava", e acrescenta que o desconto não é atrativo, " Porque a diferença que está em cima da mesa, não é significativa. Alguns, numa situação ou noutra, acabar por abastecer aqui mas grosso modo vão acabar por abastecer em Espanha porque lhes vai compensar, de certeza absoluta."
Uma ideia partilhada por Hélder Soares, gerente de dois postos da Galp em Bragança. Camiões internacionais por ali, nem vê-los. A diferença de preços para Espanha continua a ser grande, diz " penso que anda na casa dos trinta ou trinta e cinco, portanto, treze cêntimos, nem metade é".
E se o Governo quiser por os camionistas a repensar a rota do GPS do abastecimento nos postos de fronteira, vai ter que pensar noutros números, acrescenta Henrique Jorge. " Mais ou menos a rondar os 20, 25 cêntimos. Aí acho que já se pensaria doutra forma. Se não for para esses valores dificilmente alterará grande coisa".
Porque em Espanha os preços mantêm uma diferença enorme para Portugal. Nalguns casos e mediante acordos com empresas e petrolíferas, há camionistas que abastecem por pouco mais de 75 cêntimos o litro do gasóleo.
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