Berlim está a avaliar a possibilidade de a Grécia sair da Zona Euro caso Atenas não cumpra o programa de reformas, avança a edição online da regista Der Spiegel.
Corpo do artigo
Os economistas do ministério alemão das Finanças prepararam vários cenários.
O primeiro prevê uma fase de turbulências iniciais, acabando a saída da Grécia por reforçar a Zona Euro. Neste caso, as eventuais dificuldades de países como a Espanha e a Itália podiam ser superadas mais facilmente sem o peso da Grécia.
O segundo cenário apresenta Espanha e Itália com sérios problemas nos mercados financeiros, mas o fundo de resgate com uma base de mil milhões de euros poderia abastecer os dois países com o capital necessário.
O terceiro cenário prevê a completa derrocada da Grécia, incapaz de fazer face aos efeitos da saída da Zona Euro.
A revista escreve que o governo de Angela Merkel considera que os efeitos desse abandono seriam menos graves do que o alastramento da crise a outras economias. Por isso, Berlim está já a analisar os cenários possíveis em caso de incumprimento grego.
A noticia da Der Spiegel surge depois de rumores não confirmados de que Berlim e Paris estariam a preparar uma divisão da Zona Euro com base numa Europa a duas velocidades.