O PSI20 abriu hoje em alta ligeira e segue a corrigir das perdas de quarta-feira, alinhado com as praças europeias. Os juros da dívida soberana de Portugal descem em todos os prazos.
Corpo do artigo
O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, abriu hoje a valorizar 0,97%, para os 5.287,09 pontos.
Na quarta-feira, a bolsa de Lisboa encerrou a cair 5,31%, para 5.236,49 pontos, com o setor financeiro a apresentar, mais uma vez, as maiores perdas da sessão, desvalorizando globalmente quase 10%.
Dos 20 títulos que compõem o principal índice da bolsa lisboeta, o PSI20, todos fecharam a cair. O Banif, o BCP e o BES caíram mais de 10% na sessão de quarta-feira.
Esta manhã, a dívida a 10 anos estava a ser transacionada com juros de 7,195% depois de terem fechado a 7,465%, um máximo anual, e de terem atingido valores superiores a 8% durante a sessão.
A dois e cinco anos, os juros também estavam a descer para 4,687% e 6,287%, depois de terem terminado em máximos anuais de 5,037% e 6,671%.
Os juros da dívida subiram na quarta-feira devido à crise política desencadeada pela apresentação na terça-feira da demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
Na terça-feira, os juros da dívida soberana portuguesa já tinham subido durante a sessão e fechado em alta depois do ministro de Estado e das Finanças, Vitor Gaspar, ter apresentado a demissão na segunda-feira, e ser substituído no cargo pela até agora secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, que entretanto tomou posse.