O PSI 20 abriu positivo, embora caia agora ligeiramente. É a reação da bolsa de Lisboa depois da Standard & Poor's ter colocado ontem o rating de Portugal em vigilância negativa.
Corpo do artigo
O PSI 20 abriu a ganhar perto de um por cento, mas nesta altura recua 0,39% com sete títulos no vermelho e três inalterados.
A bolsa portuguesa segue assim em contraciclo em relação às bolsas mundiais. Na Europa, os principais mercados seguem a ganhar acima de um por cento.
Animadas pelo anúncio da Reserva Federal norte-americana, na quarta-feira, da manutenção dos estímulos à economia, as bolsas europeias atingem máximos de cinco anos.
Na Áia, o comportamento das bolsas foi também muito positivo, o melhor dos últimos quatro meses. Já nos Estados Unidos, os futuros seguem em alta o que deixa antever uma abertura positiva em Wall Street.
Ontem, a agência de notação financeira Standard & Poor's colocou o rating de Portugal 'BB' em vigilância negativa e afirmou que pode reduzir a notação atribuída ao país «nos próximos meses».
«Podemos baixar o rating nos próximos meses se a execução orçamental ficar aquém, se os planos de reforma falharem, se deixar de existir apoio oficial, ou se o aumento das tensões políticas levar a atrasos no Orçamento [do Estado] para 2014 ou nas revisões» do programa de ajustamento, lê-se em comunicado.