Ministro do Planeamento admitiu na TSF e Dinheiro Vivo baixar as portagens para carros como os SUV e os crossover.
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A Brisa e a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) estão em velocidades diferentes na reação às palavras do ministro do Planeamento sobre mudanças nas portagens.
Em entrevista à TSF e Dinheiro Vivo, Pedro Marques admitiu passar para a classe 1 nas portagens modelos de automóveis com os SUV e os crossover, não só por serem mais eficientes ao nível do ambiente mas também para não travar as vendas destes modelos em Portugal.
Essa revisão das classes para pagamento nas autoestradas está em curso através da renegociação do contrato de concessão com a Brisa mas o ministro do Planeamento revela que essas novas regras vão ser para todas as concessionárias.
Contactada pela TSF, a Brisa sublinha que não fala sobre negociações em curso mas lembra que o Governo tem o direito de propor alterações. No entanto, adianta que quando faz essas propostas, o Governo tem de manter o equilíbrio económico e financeiro da concessão.
Por seu turno, a ACAP diz ouvir com muito agrado as declarações do ministro. Ouvido pela TSF, Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, lembra que a indústria automóvel está diferente e é preciso acompanhar evolução.
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As marcas exigem que estes carros ligeiros mais altos, com um eixo da frente com mais de um 1,10 metros passem a pagar classe 1 e que a altura do eixo da frente deixe de ser critério quando se definem em que categoria se incluem os veículos para pagamento nas autoestradas.
Confrontado com a posição da Brisa, a ACAP alerta que esta mudança de classe pode até trazer mais carros para as autoestradas.
TSF\audio\2018\04\noticias\21\helder_pedro_2_brisa