O Ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, está aberto a acolher um proposta dos comerciantes de automóveis para passar, alguns modelos de veículos, da classe 2 para a classe 1 de portagens.
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Em declarações ao Dinheiro Vivo e à TSF, Pedro Marques admite ser possível integrar os novos modelos de automóveis (mais altos) tipo "SUV" e "Crossover" na classe 1 de portagens.
A revisão destas categorias está ser feita no âmbito de uma comissão que promove o processo de renegociação do contrato de concessão com a BRISA, mas o ministro revela que as novas regras são para estender a todas a concessionárias de autoestradas.
As marcas de automóvel estimam lançar até 2020 cerca de 30 modelos novos que em Portugal seriam taxados na classe 2 de portagens. É por isso que as marcas insistem com o Governo na alteração das regras que têm limitado a venda deste veículos, mais altos, em Portugal.
Pedro Marques adianta que "o número de carros nessa situação é bastante limitado. O que está a acontecer é que há cada vez mais carros com essas novas características que são muito mais eficientes do ponto de vista ambiental e isso pode suscitar, se não for alterado agora, um bloqueio à entrada no nosso mercado de um conjunto de viatura que até só muito mais eficientes do ponto de vista ambiental e isso é que nós temos que evitar."
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Mas a revisão dos contratos de concessão com as autoestradas não se limita às portagens em função do tipo de veículo. "Muito mais importante do que isso é que há investimentos que estão previstos naqueles contratos (de concessão) que até podiam significar a entrada de mais carros nas cidades mas essa não é a prioridade atual; o que há para fazer é, por exemplo, a criação de corredores prioritários para veículos com elevada ocupação. São soluções que facilitam outro paradigma de mobilidade nas áreas metropolitanas e que têm que ser renegociadas porque os contratos não previam esse tipo de soluções", sublinha Pedro Marques.
Ou seja, o ministro das Infraestruturas, admite corredores diferenciados em função da ocupação do veículo para discriminar de forma positiva os condutores mais eficientes.
Túnel do Marão
Pedro Marques foi ainda confrontado com os recentes sinistros dentro do Túnel do Marão. O ministro adiantou que "está previsto o reforço das condições de segurança, está previsto um centro de comando mas a ideia de insegurança no Túnel do Marão é uma ideia que eu quero afastar completamente. O Túnel do Marão tem as melhores práticas de segurança a nível europeu mas nós vamos reforçá-las e vamos reforçar, sobretudo, a tranquilidade das comunidades com algumas medidas".
Entre essas medidas está "a existência de equipas de bombeiros na boca do túnel para acelerar ainda mais a capacidade de resposta em qualquer evento; mas é preciso recordar que os mecanismos de segurança existentes funcionaram plenamente", concluiu.