Na véspera da AR aprovar o Tratado Europeu, Cavaco reafirmou que o reforço da governação económica representa um passo importante mas não pode ser esquecido o crescimento europeu.
Corpo do artigo
O Presidente da República sinalizou hoje o empenhamento de Portugal em cumprir com «rigor e seriedade» os compromissos assumidos, mas considerou urgente impulsionar uma agenda europeia «comum e solidária» para relançar a economia.
«Os progressos alcançados em matéria de reforço da governação económica da UE e os programas de consolidação orçamental e as reformas estruturais em curso, designadamente em Portugal, representam passos importantes para a superação da crise», afirmou Cavaco Silva, sublinhando que «é igualmente fundamental e urgente impulsionar uma agenda comum e solidária que partindo das realidades diferentes de cada Estado-membro, promova o relançamento económico, a criação de emprego, o reforço da competitividade e da coesão a nível Europeu».
«Portugal está empenhado em fazer a sua parte, com rigor e seriedade. Sempre cumprimos com os compromissos que assumimos. Assim será, de novo», assegurou o chefe de Estado, no início do banquete que ofereceu, esta noite, no Palácio da Ajuda ao seu homólogo austríaco, Heinz Fischer, que iniciou hoje uma visita oficial a Portugal.
Durante a discussão do tratado, esta quinta-feira, em plenário, vai estar também em destaque a insistência do PS para que seja introduzido um ato adicional que estabeleça a necessidade de promover o crescimento e o emprego.