João Vieira Lopes frisou ainda que apenas assinará acordos de concertação social com o Governo se forem para cumprir, porque parte do acordo de 2012 na área económica nunca foi cumprido. A CIP está disponível para novo acordo sobre o salário mínimo.
Corpo do artigo
O presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal quer que a decisão do Governo sobre um eventual aumento do salário mínimo seja tomada até outubro.
Em declarações à TSF, João Vieira Lopes lembrou que «muitas empresas que prestam serviços e têm trabalhadores com salário mínimo precisam de fazer o seu planeamento para o próximo ano, nomeadamente em termos de contratos».
O líder da CCP considerou ainda que pouco ou nada foi feito no último ano e meio em concertação social sobre o salário mínimo, até porque o «Governo só tem colocado temas referentes aos Conselhos Europeus e problemas da troika».
«Mas, tem colocado muito poucos temas de interesse efetivo para empresas e pessoas que tenham a ver com a recuperação da economia», sublinhou João Vieira Lopes, para quem esta é a «principal crítica» no funcionamento da concertação social.
O presidente da CCP garantiu ainda que apenas assinará acordos de concertação social «desde que tenhamos a garantia que são efetivamente para se cumprir», até porque «uma parte significativa na área económica do acordo de 2012 nunca foi cumprida por responsabilidade do Governo».
Já o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, António Saraiva, continua disponível para chegar a um novo acordo sobre o salário mínimo nacional, que «deve ser dotado de critérios que possam ser acompanhados pelas partes».