O indicador de confiança dos consumidores atingiu um nível historicamente baixo, enquanto o indicador de clima económico também se aproximou de níveis negativos recorde.
Corpo do artigo
Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores (medido através de inquéritos a particulares) caiu este mês, porque as famílias manifestaram pessimismo quanto à evolução de todas as componentes do índice: o desemprego, a variação dos seus rendimentos, a capacidade de poupar e a situação económica geral do país.
Os dados do INE apontam para o recuo neste indicador para os 53 pontos negativos, reflectindo o impacto do plano de austeridade do Governo e considerando já as medidas adicionais esperadas para para o próximo ano.
A confiança dos portugueses recuou para o nível mais baixo de sempre desde que há registo, ou seja, dos últimos 14 anos.
Quanto ao indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas vários sectores de actividade), baixou em Outubro, como ocorreu em todos os meses deste ano, aproximando-se dos mínimos atingidos em Abril de 2009.
Este índice recuou 2,7 pontos negativos para 2,9, o valor mais baixo registado nos últimos três anos.