Conselheiro do Governo alerta para risco de colapso do sistema informático das Finanças
José Tribolet prevê um futuro negro para o sistema informático das Finanças e queixa-se de não ser ouvido. Diz que «falar com a autoridade tributária é como falar com uma parede». À TSF deixa o desabafo: «Ficam a olhar para mim com aquele ar de quem diz 'este gajo é parvo'».
Corpo do artigo
José Tribolet, professor catedrático de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e conselheiro do Governo nesta área, diz que o sistema informático das Finanças pode estar perto da exaustão.
Em declarações à TSF, o catedrático condena a atitude do ministério das Finanças e da Autoridade Tributária. Diz que estas entidades cultivam um secretismo sobre os seus recursos informáticos, sobre a sua natureza e como funcionam, que é altamente preocupante.
José Tribolet revela que enquanto conselheiro do Governo tem com insistência alertado para isso e para os riscos que daí podem decorrer. Ele diz que o sistema informático pode estar perto de colapsar. No entanto, assegura o professor catedrático, o Governo não tem dado ouvidos a esta preocupação: «Falar com a autoridade tributária é como falar com uma parede».
Já António Carlos dos Santos, antigo secretário de estado dos Assuntos Fiscais, também em declarações à TSF, alertou para eventuais problemas, lembrando que a informática tributária tem limites.