O portal criado pela associação de defesa do consumidor tem um mapa com cerca de 1.000 postos de venda de gás de botija e respetivos preços para facilitar a escolha aos consumidores de gás engarrafado.
Corpo do artigo
A DECO sublinha que nos últimos anos tem criticado os preços do gás de botija com grandes variações de preços. São semelhantes na mesma zona mas muito diferentes quando se comparam regiões.
Dois terços das familias usa bilha de gás, ou seja, mais de dois milhões e meio de casas.
Enquanto o Estado não organiza o mercado, a DECO desenvolveu um portal onde os consumidores podem encontrar um mapa de Portugal e da Madeira com mais de mil pontos de venda e os preços.
Tito Rodrigues, da DECO, explica que, com a ajuda dos consumidores, o objetivo é criar com o tempo uma base de dados com os preços do gás engarrafado em todo o país.
De acordo com a associação de defesa do consumidor, na última década acentuou-se a diferença entre o preço do gás de botija e do natural: o butano chega a custar mais do dobro do natural. Para piorar, a DECO constatou que existe pouca concorrência no preço do gás engarrafado em muitas regiões.