Dois informáticos suspeitos de terem ajudado o financeiro Bernard Madoff a esconder a sua fraude gigantesca foram detidos, esta sexta-feira, anunciou o polícia federal norte-americana (FBI).
Corpo do artigo
Jerome O'Hara, 46 anos, e George Perez, 43 anos, que trabalhavam para Madoff desde 1990 e 1991, respectivamente, foram detidos pelo FBI nas suas casas e acusados de falsificação e associação criminosa, disseram os serviços federais de Nova Iorque.
Os dois informáticos estão acusados de ter desempenhado um papel fundamental na fraude maciça montada por Bernard Madoff, podendo ser condenados a uma pena de 30 anos de prisão.
O'Hara e Perez ajudaram "a construir o castelo de cartas de Madoff", afirmou o procurador federal, Preet Bharara.
Os dois homens «são os principais responsáveis por terem desenvolvido e mantido em funcionamento programas informáticos que serviram» para cometer a fraude, segundo se lê num comunicado dos serviços federais.
Estes programas estavam alocados num servidor da IBM chamado "House 17" e contribuíram para as manobras de Madoff e do seu antigo braço-direito, Frank DiPascali para "enganar" o regulador financeiro norte-americano, segundo a acusação.
Os dois informáticos permitiram a criação de contas falsas e de outros documentos falsos para burlar pelo menos cinco inquéritos da autoridade de regulação norte-americana, entre 2004 e 2008.
Recorde-se que, Madoff foi condenado no fim de Junho a 150 anos de prisão por ter desenvolvido uma fraude que ascende aos milhares de milhões de dólares.