As dívidas das famílias portuguesas aos bancos atingiram um novo recorde. Em outubro, o nível de incumprimento ultrapassou, pela primeira vez, os cinco mil milhões de euros.
Corpo do artigo
De acordo com os dados do Banco de Portugal, a dívida total das famílias aos bancos aproxima-se dos 135 mil milhões de euros, enquanto o malparado representa 3, 73 % do total dos créditos concedidos.
É no crédito ao consumo e nos empréstimos para outros fins que os níveis incumprimento continuam a ser mais elevados.
No crédito ao consumo, o malparado era em outubro de 11,4%; no crédito para outros fins, o incumprimento atingiu os 11, 44%.
Nos empréstimos para a compra de casa, a fatia do malparado continua a ser mais pequena, mas já é superior a 2% do total dos empréstimos para esta finalidade.
Ao todo, as famílias devem 110 mil milhões em crédito à habitação e 2229 milhões estão em situação de cobrança duvidosa.
Os dados atualizados do Banco de Portugal revelam ainda que, em uutubro, pelo terceiro mês consecutivo, as famílias retirarm dinheiro dos depósitos. Só nesse mês levantaram 718 milhões de euros, sendo que o montante aplicado em depósitos a prazo ficou abaixo dos 130 mil milhões euros.