Uma grande notícia para a economia norte-americana e para todos os países da Uniao Europeia. É desta forma que o embaixador da UE nos EUA, João Vale de Almeida, comenta a perspetiva de uma mercado livre Euroamericano.
Corpo do artigo
A ideia - lançada esta madrugada por Barack Obama e confirmada esta tarde por Durão Barroso, aponta para um mercado de livre de circulação de produtos, que abrange 800 milhões de consumidores.
Em declarações à TSF, o embaixador da União Europeia nos Estados Unidos disse que esta proposta apresentada por Obama é «muito positiva» para os dois principais blocos comerciais do mundo.
João Vale de Almeida admitiu que o processo vai ser longo, mas vai ajudar a promover o crescimento económico dos principais blocos comerciais do mundo.
Por seu turno, Pedro Ferraz da Costa destacou o poder das exportações na balança comercial portuguesa.
Com este acordo, o presidente do Forum para a Competitividade disse acreditar que os empresários portugueses vão ter outras oportunidades de negócio.
Ouvido igualmente pela TSF, a eurodeputada Ana Gomes considerou que a criação de uma zona de comércio livre entre a União Europeia e os Estados Unidos vai ser um processo longo, mas sublinhou que pode ajudar a resolver a crise económica.