
Reuters/Files
Os trabalhadores independentes ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias têm até ao final do dia de hoje para entregar as declarações do IRS referente ao ano passado através do Portal das Finanças.
Corpo do artigo
Depois de terminada a fase de entrega das declarações de IRS para trabalhadores com rendimentos de trabalho dependente (categoria A) e pensionistas (categoria H), o prazo para a apresentação das declarações para os trabalhadores independentes (categoria B) ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias termina hoje.
Segundo informação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), até sexta-feira tinham sido submetidas mais de 4,7 milhões de declarações de IRS, valor que, a dois dias do final do prazo, fica ligeiramente abaixo do total de quase 5,1 milhões de declarações de IRS entregues em 2014.
Os números da AT dão conta de que desse total entregue, cerca de 3,3 milhões de declarações foram submetidas na primeira fase, ou seja, são referentes a trabalhadores com rendimento dependente e pensionistas, e os restantes 1,4 milhões de declarações foram entregues na segunda fase - que termina hoje.
Na sexta-feira, a AT tinha já procedido a quase 110.000 liquidações de IRS, sendo que, segundo o Ministério das Finanças, o reembolso do IRS começou a ser feito a 22 de abril.
Os trabalhadores que acumulam recibos verdes com atividade por conta de outrem têm desde 2014 de preencher o 'Anexo SS' (Segurança Social) quando entregam a declaração de IRS.