O presidente da Comissão Europeia assegurou que Bruxelas está pronta para responder «rapidamente» a um pedido de ajuda de Espanha.
Corpo do artigo
Num comunicado hoje divulgado em Bruxelas, após o anúncio de Madrid de que tenciona pedir um resgate financeiro à zona euro e da resposta positiva já avançada pelo Eurogrupo, José Manuel Durão Barroso garantiu que Bruxelas está pronta para cumprir a sua parte.
«A Comissão está pronta para avançar rapidamente com a avaliação necessária no terreno, em estreita ligação com o Banco Central Europeu, a Autoridade Bancária Europeia e o Fundo Monetário Internacional, e para propor a condicionalidade adequada para o setor financeiro», disse Barroso, num comunicado subscrito também pelo comissário europeu para os Assuntos Financeiros, Olli Rehn.
O presidente da Comissão Europeia disse ainda acreditar que, com a «reestruturação exaustiva do setor bancário» - a par das reformas estruturais e a consolidação orçamental em curso -, a Espanha poderá recuperar gradualmente «a confiança dos investidores e dos participantes nos mercados».
A ajuda externa a Espanha deverá ascender aos 100 mil milhões de euros, anunciou hoje o Eurogrupo e será canalizada para o país através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), sob condições como o controlo do défice.