A ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, afirmou hoje que Espanha não corre «nenhum risco» pelo facto de Portugal ter solicitado ajuda financeira à Comissão Europeia.
Corpo do artigo
A ministra Elena Salgado garantiu ainda que o Governo espanhol apoiará o pedido de Portugal, mostrando-se confiante que o processo se resolva «o mais rapidamente possível» e com «a maior satisfação» para os interesses de Portugal.
«Nós, neste momento, não estamos em nenhum risco pelo facto de Portugal solicitar a ajuda financeira. Uma vez que a solicita é certo que há garantias e, por isso, poderá a partir de agora fazer frente às suas obrigações com maior tranquilidade», disse Elena Salgado à Rádio Nacional de Espanha (RNE).
Salgado considerou que a situação da economia espanhola se distancia da portuguesa, sendo «muito maior, mais diversificada e com mais potencial».
Ao mesmo tempo, considerou, Espanha tem avançado com reformas a «um ritmo muito maior» do que Portugal.
«Há um ano que aumentámos o ajuste das nossas contas públicas e, sobretudo, temos uma história de grandes crescimentos nos momentos bons da nossa economia e de excedente fiscal», disse.