Fontes da agência Reuters dizem que «está tudo pronto» para que Espanha peça ajuda, mas o ministro alemão das Finanças insiste que Madrid não precisa desta ajuda.
Corpo do artigo
A Espanha está pronta para pedir ajuda financeira, contudo, a Alemanha quer evitar a todo o custo este resgate, indica a agência Reuters.
«A Espanha tem estado hesitante, mas agora está tudo pronto para pedir a ajudar», afirmou fonte europeia, citada por esta agência de notícias.
Ainda de acordo com a Reuters, outras três fontes confirmaram a mudança da posição espanhola, contudo, fizeram-no a coberto do anonimato, uma vez que não estão autorizadas a discutir a questão.
Contudo, o ministro alemão das Finanças entende que Madrid «está a tomar todas as medidas certas», daí «não necessitar» desta ajuda financeira.
Segundo a Reuters, Wolfgang Schaeuble entende que os «investidores vão reconhecer e premiar as reformas espanholas no seu devido tempo».
No dia em que o comissário europeu dos Assuntos Económicos esteve em Espanha, Olli Rehn lembrou que Madrid ainda não pediu qualquer resgate.
De acordo com o El Pais, muitos estão a assumir que o primeiro-ministro espanhol quer adiar este pedido, ao passo que outros dizem que Olli Rehn não pressionou Madrid a pedir ajuda.
Contudo, citando fontes europeia, o mesmo jornal diz que a visita de Rehn a Espanha teve como objetivo mostrar o empenho e a visibilidade do apoio da Comissão às medidas de austeridade de Madrid, mas também para preparar o terreno para o resgate.
As fontes citadas por este jornal indicam que a Comissão Europeia quer que a Espanha peça esta ajuda o mais rapidamente possível para evitar que a Alemanha coloque mais entraves e condições mais difíceis perante a deterioração das contas espanholas.