O diretor executivo da Associação dos Agentes de Navegação lembra que as «cargas estão a encontrar outros caminhos» e que «qualquer dia já nem vale a pena fazer greve».
Corpo do artigo
O diretor executivo da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal entende que a greve dos estivadores já provocou «milhares de milhões» de euros de prejuízos em vários setores de exportação em Portugal.
Ouvido pela TSF, Belmar da Costa explicou que «qualquer dia já nem vale a pena haver greve, porque os armadores e os navios deixarão de ir aos portos que estão em greve».
«Isto está a acontecer cada vez mais, porque as cargas estão a encontrar outros caminhos, por isso os estivadores e que está em greve neste momento está a querer suicidar-se. É a única frase que me ocorre», frisou.
Para Belmar da Costa, a «maior parte dos prejuízos são indiretos e há um prejuízo que ninguém pode contabilizar que são as encomendas que estão diariamente a ser canceladas».
Este dirigente da Associação dos Agentes de Navegação entende ainda que a requisição civil «pouco adiantará» nos portos não é suficiente uma vez que os «mínimos não chegam de maneira nenhuma para escoar as cargas que têm de sair».
«Alguns estivadores põem em risco muitíssimos outros de empresas que deixam de exportar e de poder trabalhar nos portos em que estão. Porventura [esses estivadores] até ganham m ais do que eles, portanto é de um egoísmo atroz», concluiu.