Eventual acordo franco-alemão sobre fundo de resgate fora das reuniões oficiais
O acordo que estará a ser discutido entre Paris e Berlim para reforçar o fundo europeu de resgate não tem sido discutido nas reuniões preparatórias da cimeira europeia de domingo, apurou a TSF.
Corpo do artigo
Para encontrar uma solução, os conselheiros técnicos dos 27 Estados-membros estão reunidos desde segunda-feira, com indicações directas dos respectivos ministros das Finanças.
A TSF sabe que, até ao momento, quer do lado francês quer do lado alemão não foi colocada em cima da mesa qualquer proposta.
Várias delegações contactadas pela TSF garantem que se existe um acordo ele não está a ser trabalhado nas reuniões preparatórias em Bruxelas para a cimeira de domingo.
O cepticismo é grande em torno dessa potencial iniciativa da chanceler alemã e do presidente francês para aumentar a capacidade financeira do fundo de resgate europeu.
A nível técnico continua a procurar-se uma solução, continua a haver negociações para encontrar uma resposta conjunta à crise na Europa.
Fontes diplomáticas afirmam que a existir um acordo ele foi tratado ao mais alto nível e envolto em grande secretismo, mas não deixam de colocar inúmeras reticências em relação a esse acordo, que seria uma cartada espectacular do eixo franco-alemão.