Em comunicado, o FMI diz estar «pronto para se juntar ao esforço para ajudar a restaurar o crescimento e a estabilidade financeira em Portugal».
Corpo do artigo
O FMI confirmou que recebeu um pedido de assistência financeira de Portugal, tendo-se manifestado pronto para discutir um programa económico.
«O FMI recebeu uma solicitação de assistência financeira das autoridades portuguesas e estamos prontos para nos juntarmos ao esforço, juntamente com os nossos parceiros europeus, para ajudar a restaurar o crescimento e a estabilidade financeira em Portugal», confirmou o director-geral desta instituição.
Numa declaração divulgada no site do FMI, Dominique Strauss-Kahn disse ainda que a instituição que dirige está «preparada para responder de forma expedita ao pedido e ter rapidamente discussões com o Governo português, juntamente com a Comissão Europeia».
O FMI pretende que estas discussões incidam «sobre um programa económico, apoiado pelos principais partidos políticos, que dê o fundamento para a assistência financeira do Fundo».