No segundo trimestre de 2011, a França registou um crescimento económico nulo (0,0 por cento), depois de ter registado um aumento de 0,9 por cento no primeiro trimestre, anunciou hoje o instituto de estatísticas francês.
Corpo do artigo
A desaceleração da actividade económica em França já tinha sido antecipada pelos analistas, apesar de, na segunda-feira, o Banco Central francês ter anunciado um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,2 por cento para este trimestre.
O consumo das famílias caiu 0,7 por cento no segundo trimestre, face ao anterior crescimento de 0,4 por cento, enquanto o investimento desacelerou ligeiramente (0,9 por cento face a 1,2 por cento).
A procura interna, excluindo acções, contribuiu negativamente para o crescimento do PIB em menos 0,2 pontos percentuais, contra os anteriores 0,5 pontos.
As importações caíram 0,9 por cento depois de subirem 3,1 por cento, enquanto as exportações estagnaram 0,0 por cento depois de subirem 1,8 por cento.
Consequentemente, a balança comercial contribuiu positivamente para o crescimento do PIB em 0,3 pontos percentuais depois de uma quebra de 0,5 pontos.