Na próxima semana, o preço do gasóleo deverá subir meio cêntimo e a gasolina deverá sofrer um aumento de três cêntimos, devido sobretudo ao facto dos EUA terem diminuído os seus 'stocks'.
Corpo do artigo
Fonte do setor referiu que esta semana as cotações do gasóleo e da gasolina «mantiveram-se elevadas, tendo-se verificado um maior agravamento nas cotações da gasolina do que no gasóleo».
De acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) relativos a 2.589 postos no continente, o preço médio do gasóleo, segundo dados de quinta-feira, era de 1.492 euros por litro, enquanto a gasolina 95 se fixava em 1.706 euros/litro.
O fator cambial «tem vindo a proteger os consumidores de produtos petrolíferos na Europa ao longo das últimas semanas», período em que o euro registou uma valorização face ao dólar, adianta a mesma fonte, o que permitiu que o agravamento das cotações da gasolina não fosse tão acentuado.
Por exemplo, em dólares a gasolina aumentou cerca de 5,5 por cento, mas quando realizado o câmbio, o mesmo combustível aumentou 3 por cento em euros.
Em termos de mercado, os analistas continuam a referir a diminuição generalizada dos 'stocks' da gasolina nos Estados Unidos e o fecho de seis refinarias, ainda relacionado com o furacão Isaac, como os principais fatores que continuam a pressionar os preços.
De acordo com a DGEG, o preço médio em 2011 foi de 1,372 euros/litro no gasóleo e de 1,546 euros/litro no gasolina.