A APED anunciou hoje que os hipermercados lideram o mercado dos combustíveis com uma quota de 31,9% em volume de negócio, ultrapassando a Galp Energia.
Corpo do artigo
De acordo com um estudo da Kantar World Panel, divulgado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), entre abril e junho deste ano, os postos de abastecimento dos hipermercados registaram uma quota de 31,9 por cento, acima da Galp Energia, que tinha uma posição de 30,8 por cento, em termos de volume.
Em valor, os postos de abastecimento da distribuição moderna atingiram uma quota de 31,3 por cento, enquanto a Galp alcançou os 30,9 por cento.
«A nível global, verificou-se uma queda do mercado, com menos litros vendidos face ao trimestre anterior. Esta redução deve-se ao facto dos consumidores abastecerem menos litros cada vez que vão às bombas de combustíveis. O volume médio por abastecimento caiu 5,4 por cento», adianta a APED em comunicado.
Segundo a associação, a preferência pelos postos dos hipermercados pelos consumidores particulares reflete quer «a confiança na qualidade destes produtos», quer a nível dos preços, onde chegam a ser 18 cêntimos mais baratos no caso da gasolina e 16 cêntimos no gasóleo.
«Estas diferenças têm vindo a aumentar desde 2008, e, num contexto económico particularmente adverso, estes valores adquirem uma relevância ainda maior», adianta a APED.