O ministro das Finanças afirmou, em Frankfurt, que «é apropriado falar em sair do programa e reganhar acesso ao mercado» de financiamento.
Corpo do artigo
«Já passamos metade do programa de ajustamento económico, por isso é apropriado falar em sair do programa e reganhar acesso ao mercado», disse o governante, num discurso citado pela agência Bloomberg.
Vítor Gaspar afirmou ainda que Portugal vai aproveitar as oportunidades que surgirem nos mercados para emitir obrigações, apesar não ter pressa para o fazer, mas disse também que as necessidades de financiamento do país nos próximos anos serão substanciais.
O ministro revelou ainda que é prematuro dizer que a crise acabou.
Sobre as privatizações e concessões, o ministro disse que a decisão das autoridades estatísticas sobre o assunto chegará nos próximos meses, e que a 'troika' está encantada com o processo de privatizações, e mesmo que este programa é uma bandeira do ajustamento português.
O governante assumiu, por outro lado, a importância do novo programa de compra de dívida do BCE na melhoria das condições de mercado, dizendo que este teve um «forte impacto».