Em Bruxelas, o ministro das Finanças reforçou que todas as medidas são suscetíveis de vir a ser utilizadas e garantiu que o sétimo exame regular da troika ficou fechado.
Corpo do artigo
O ministro das Finanças não excluiu a hipótese de o Governo vir a aplicar a taxa sobre as pensões e lembrou que todas as medidas que fazem parte do memorando da sétima avaliação da troika não podem ser afastadas.
Em Bruxelas, Vítor Gaspar recordou que esta taxa faz parte de uma lista de medidas que podem vir a ser substituídas por outras de valor equivalente dentro de uma escala de prioridades, podendo ser necessário recorrer a estas caso o país precise.
O titular da pasta das Finanças reconheceu que a expectativa do CDS é legítima, mas reforçou que todas as medidas são suscetíveis de vir a ser utilizadas.
Vítor Gaspar garantiu ainda que a taxa sobre pensões não foi abordada durante a reunião desta segunda-feira do Eurogrupo, embora tenha sido discutido o sétimo exame regular da troika, que ficou fechado.
Desta forma, os ministros das Finanças da Zona Euro deram o seu aval político para a libertação da oitava tranche do resgate internacional no valor de dois mil milhões de euros.
O ministro das Finanças adiantou ainda que ficam apenas a faltar encerrar questões técnicas e que a decisão técnica será apenas tomada nas próximas semanas.