Despesa congelada pelo governo de António Costa em três anos supera despesa congelada em cinco anos pelo governo de Passos Coelho.
Corpo do artigo
As chamadas cativações finais vão ser superiores a 2000 milhões de euros no período de 2016 a 2018.
Um valor é superior ao total de despesa pública congelada em toda a legislatura do governo PSD/CDS - 1950 milhões de euros entre 2011 e 2015.
As contas são do Diário de Notícias , com base nas informações divulgadas por por Mário Centeno e dados da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) e pelo Conselho das Finanças Públicas (CEP).
O primeiro alerta partiu da presidente do CFP, Teodora Cardoso, que disse que em 2016 houve um "excedente" em termos de cativações e que estas ficaram "muito acima do normal".
Este ano, o ministro das Finanças estima que as cativações "fiquem, tal como em 2017, muito próximas de 500 milhões de euros". "Este é um valor absolutamente em linha com o valor das cativações ao longo da última década em Portugal", ressalvou.
Mário Centeno tem vindo a ser pressionado por todas as bancadas para divulgar o valor das cativações para 2019. Para o PSD já tem até um cognome: "o Cativador" .