Governo «não tem em cima da mesa» discussão sobre cortes nas pensões e salários
O primeiro-ministro disse hoje que o Governo não tem, nesta fase, nenhuma discussão «em cima da mesa» sobre reduções adicionais de salários e pensões, mas insistiu na necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema de Segurança Social.
Corpo do artigo
Passos Coelho afastou o cenário de cortes nas pensões e salários na administração pública, quando se pronunciava sobre notícias de uma alegada indexação das pensões ao crescimento económico.
«O Governo não tem, nesta fase, em cima da mesa nenhuma discussão sobre reduções adicionais seja para salários, seja para pensões», disse.
No entanto, sublinhou, «isso não quer dizer que não tenha de haver, no caso da segurança social, a substituição daquela medida que o Tribunal Constitucional inviabilizou e que dê garantias de que há sustentabilidade para o futuro».
De visita a Moçambique, o primeiro-ministro garantiu também que não há nenhuma decisão do Governo sobre mudanças no cálculo das pensões, afirmando que tudo o que se falar sobre esse assunto é «especulação».
Confrontado com o facto de surgirem na imprensa citações de fonte oficial do gabinete da ministra das Finanças, Passos Coelho apelou a «todos os membros do Governo para que contribuam para um debate sereno» à volta deste assunto.