
Porto de Lisboa
Reuters/Nacho Doce
Aumentar em 40 por cento o transporte de mercadorias na ferrovia e duplicar esse movimento nos portos nacionais. São duas metas que o Governo pretende atingir com o Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas.
Corpo do artigo
Ambicioso mas realista. É com estes adjetivos que o Governo define as metas do Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas (PETI), que vai ser hoje divulgado.
Já se sabia que o setor da ferrovia vai receber a maior fatia dos seis mil milhões de euros previstos para este plano. Agora, o jornal Público revela que a intenção é aumentar em 40% o transporte de cargas nos comboios e duplicar esse valor nos portos.
Para além do transporte de mercadorias, o Governo aponta ainda para um aumento de 50% nos turistas que chegam através de cruzeiros, num total de quase dois milhões de visitantes nos próximos sete anos.
Aliás, das 59 obras previstas no plano, a primeira a ficar pronta deve ser o novo terminal de cruzeiros em Leixões, até junho.
O Governo calcula ainda que a nivel de passageiros, possa haver um aumento de 25% nos aeroportos nacionais, num total de 40 milhões de pessoas até 2020.