Governo vai aprovar regime de privatização a «muito curtissimo prazo», Costa Pina
O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina, afirmou esta quarta-feira que o Governo vai aprovar «a muito curtissimo prazo» o regime de privatização do Banco Português de Negócios (BPN).
Corpo do artigo
A declaração de Carlos Costa Pina surge depois de o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ter afirmado que acredita que o Governo irá anunciar brevemente a reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN) bem como as condições em que esse processo irá ser feito.
Em declarações aos jornalistas na sexta-feira, Faria de Oliveira disse esperar que já não falte muito mais tempo para que o Ministério das Finanças revele como e quando a reprivatização será feita. A nacionalização do banco fez um ano no dia 2 de Novembro.
Quanto a interessados no negócio, o Montepio Geral já manifestou o interesse numa eventual compra do BPN, sobretudo graças à rede de cerca de 200 balcões do banco nacionalizado que são complementares com as da associação mutualista, segundo Tomás Correia, presidente do Montepio.
No decorrer da conferência do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal Carlos Costa Pina deixou ainda uma nota para outro banco português em dificuldades, o Banco Privado Português (BPP).
«No BPP há a questão da constituição do fundo para [indemnizar os clientes dos] produtos de retorno garantido. Estamos todos à espera [que a administração constitua o fundo] desde 9 de Julho», disse o secretário de Estado.