O Ministério Público de Atenas ordenou hoje a abertura de um inquérito urgente sobre o artigo publicado sexta-feira pela edição online da revista alemã Der Spiegel, admitindo a possibilidade da Grécia abandonar o Euro.
Corpo do artigo
A investigação, conduzida pela procuradora Héléni Raikou, deverá determinar se a edição online do Der Spiegel é culpada de «difusão de notícias falsas», precisou fonte judicial.
A justiça grega pediu a colaboração judicial das autoridades alemãs para ouvir os responsáveis do site e os autores do artigo.
A justiça grega é conhecida por determinar, frequentemente, a abertura de inquéritos preliminares sobre assuntos que perturbam a opinião pública, mas a maioria é posteriormente arquivada.
O artigo do Spiegel Online deixou os mercados em pânico, ao afirmar que a Grécia queria deixar a Zona Euro, uma hipóteses desmentida por Atenas e pelos principais protagonistas europeus.
O site noticiava ainda que os responsáveis do Euro se iriam reunir secretamente no Luxemburgo para encontrar uma saída para a crise da dívida grega.
Desde o início desta crise, no Inverno de 2010, os meios de comunicação social alemães têm sido acusados pela opinião pública grega, na melhor das hipóteses, de reciclar lugares comuns e preconceitos anti-Grécia, e na pior, de se prestarem a manipulações especulativas contra o país.