
Evangelos Venizelos durante a reunião dos ministros europeus da Economia e Finanças
Reuters
O titular grego das Finanças entende que agora é o tempo para tomar «decisões mais gerais e construtivas para a Zona Euro como um todo».
Corpo do artigo
O ministro grego das Finanças desvalorizou o peso que a Grécia coloca sobre a Zona Euro, ao considerar que o seu país «não é problema central».
«Agora, o ponto é a tomada de decisões mais gerais e construtivas para a Zona Euro como um todo», adiantou Evangelos Venizelos, à entrada para a reunião dos ministros da Economia e Finanças da União Europeia.
À entrada para este encontro que se está a realizar este sábado em Bruxelas, a ministra espanhola das Finanças entende que tem de ser encontrado um valor suficiente para o montante de perdão à dívida grega.
«A quantia tem de ser suficiente para garantir a estabilidade da dívida que têm, mas também tem de ser aceite pelos credores. É por isso que queremos que seja voluntária», adiantou Elena Salgado.
Antes, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, tinha defendido a ideia de que os bancos venham a assumir perdas significativas relativas à dívida grega.