O ministro do Comércio britânico considerou que a Grécia se tornou «claramente insolvente» e que os países da Zona Euro, reunidos em Bruxelas, vão ter de aceitar que Atenas não pode reembolsar as dívidas na integra.
Corpo do artigo
«Eles são claramente insolventes. Tornou-se evidente desde há algum tempo, e os países da Zona Euro não podem ignorar esse problema. Eles vão ter de reconhecer que parte das dívidas [deverá ser) apagada», declarou o ministro do Comércio, Vince Cable, à cadeia de televisão Sky News.
Vince Cable adiantou que os fracassos da Grécia punham numerosos perigos para a economia britânica porque a Zona Euro absorve metade das exportações do Reino Unido e devido às repercussões que poderiam ter no sistema bancário da região.
«Nós não sabemos que impacto teria um incumprimento de pagamentos a grande escala, mas isso seria evidentemente muito perigoso e penso que isso implica sobretudo que devemos começar a endireitar os nossos próprios bancos e a reformá-los», disse.
O ministro aludia aos projectos de reforma do sector bancário britânico, que pretendem reduzir o risco de novas ajudas à custa dos contribuintes.