A Comissão de Trabalhadores e o sindicato SITESUL recordaram esta quarta-feira as exigências relativas aos novos horários que foram anunciados unilateralmente pela empresa em dezembro.
Corpo do artigo
O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITESUL), afeto à CGTP, reiterou hoje que os trabalhadores pretendem que a Autoeuropa pague as despesas adicionais que vão ter, nomeadamente com os filhos, por passarem a trabalhar aos sábados a partir de 29 de janeiro.
TSF\audio\2018\01\noticias\10\eduardo_florindo_exigencias_para_acordo
"A empresa tem que suportar qualquer despesa de acréscimo que os trabalhadores podem vir a ter, por exemplo por os seus filhos tiverem que ficar ao sábado numa ama ou infantário. A lei é muito clara em relação a essa matéria", sublinhou Eduardo Florindo em conferência de imprensa. Em agosto, a TSF conversou com vários trabalhadores que já chamavam a atenção para as consequências na vida familiar.
Eduardo Florindo defendeu que é possível "a administração criar as condições para implementação do horário de transição até às férias em regime voluntário" e não obrigatório como está previsto pela administração.
O sindicato exige ainda um "aumento de salário significativo" (de 6,5%) e o pagamento extraordinário nos 16 sábados trabalhados até às férias em agosto. Neste aspeto, a Autoeuropa prevê o pagamento a 100% aos sábados, equivalente ao pagamento como trabalho extraordinário, e mais 25% se forem alcançados os objetivos de produção trimestrais.
O sindicalista pediu também um aumento das pausas de trabalho para 15 minutos, em vez das atuais duas pausas de sete minutos e "uma nova linha de montagem para permitir melhor organização do tempo de trabalho no futuro".
Quanto aos rumores que dão conta da deslocalização de parte da produção do Volkswagen T-Roc para outros países, Eduardo Florindo entende que se trata de "uma forma de pressão para os trabalhadores abdicarem dos seus direitos".
TSF\audio\2018\01\noticias\10\eduardo_florindo_nega_saida_autoeuropa
A conferência de imprensa do SITESUL realizou-se após uma reunião esta manhã com a Comissão de Trabalhadores e do encontro com a administração da Autoeuropa na terça-feira. Amanhã haverá uma nova reunião com a administração depois de já terem sido chumbados dois pré-acordos.