O anúncio do pedido de ajuda externa de Portugal está em destaque, esta manhã, em toda a imprensa europeia, particularmente na espanhola e alemã.
Corpo do artigo
«Portugal rende-se e pede o resgate financeiro à União Europeia», titula o El País que coloca a notícia no topo da página.
A seguir escreve que o primeiro-ministro demissionário claudica perante a pressão dos mercados e após negar durante semanas que o país precisaria de ajuda.
No El Mundo, também como primeira notícia, pode ler-se que Durão Barroso assegura que o resgate português avançará o mais rápido possível.
O Público também pux o assunto para principal destaque e coloca uma fotografia de José Sócrates por cima do título: «Portugal pede o resgate da União Europeia devido à pressão dos mercados».
Mais em baixo pode ler-se ainda que este será o terceiro resgate a um país membro depois da Grécia e Irlanda.
No ABC, José Sócrates aparece de semblante carregado durante o discurso de ontem à noite. O título «Portugal claudica operante a pressão e pede o resgate a Bruxelas».
O jornal escreve ainda que o primeiro-ministro responsabiliza a oposição pela situação, enquanto a oposição diz agora que apoia a decisão tomada.
O La Vanguardia recorre à mesma expressão que o El País, «Portugal rende-se e pede o resgate União Europeia».