Inquérito BES: «Nacionalização nunca esteve em cima da mesa», garante ministra das Finanças
Maria Luís Albuquerque assegurou esta tarde que a «nacionalização nunca esteve em cima da mesa. O nome BES nunca foi dito em Conselho de Ministros». A ministra das Finanças está a responder pela segunda vez na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão BES/GES.
Corpo do artigo
Maria Luís Albuquerque afirmou ainda que «não temos uma boa experiência com nacionalizações», numa alusão clara ao processo de nacionalização do BPN decidido pelo Governo PS.
Isso implicaria «solucionar os problemas do Banco Espírito Santo e do Grupo e passar os custos para os contribuintes. E o Governo preferiu que esses encargos, que se pretende que sejam mínimos, sejam suportados pelo sistema financeiro».
«Recusámos e voltaríamos a recusar», se o caso se colocasse hoje, garantiu a ministra que respondeu ao deputado comunista Miguel Tiago, rejeitando «haver aqui uma obsessão ideológica».
O assunto não teve sequer discussão formal no seio do Governo, garante Maria Luís Albuquerque que assegura que «o tema BES nunca foi discutido em Conselho de Ministros. O nome BES nunca foi dito em Conselho de Ministros».