No dia em que as Finanças começam a inspecionar o cumprimento da lei da tributação eletrónica, a Associação dos Inspetores Tributários apela a uma atitude mais branda do fisco.
Corpo do artigo
A Associação dos Inspetores Tributários apela aos fiscais para que não passem multas nos próximos dois meses aos comerciantes que ainda não estejam a passar faturas eletrónicas.
O novo regime entrou em vigor há duas semanas. Na semana passada, o Ministério das Finanças anunciou que cem funcionários da Autoridade Tributária (AT) iriam começar hoje as inspeções ao sistema de faturação eletrónica nos estabelecimentos comerciais.
Nuno Barroso, presidente da Associação dos Inspetores Tributários, defende que durante mais algum tempo a aposta deve ser feita na pedagogia e não no castigo.
Apesar desta recomendação, Nuno Barroso admite que não tem ilusões de que será outra a prioridade do Ministério e da Direção Geral de Finanças.
A TSF contactou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre esta matéria. Paulo Núncio sublinhou apenas que a nota que seguiu para a Autoridade Tributária é para que a lei seja cumprida.