Numa altura em que está por esclarecer o montante de ajuda solicitada por Portugal, a imprensa avança já esta manhã vários possíveis valores, entre os 60 e 90 mil milhões.
Corpo do artigo
Segundo o Diário Económico, o valor vai ultrapassar a ajuda que foi concedida à Irlanda.
Dublin recebeu 85 mil milhões de euros, mas a Lisboa deverão chegar 90 mil milhões, o que representa mais de metade do PIB estimado para este ano.
O Diário Económico conta, ainda, que a primeira tranche deve chegar já no próximo mês e deverá rondar os 25 mil milhões de euros, o suficiente para acautelar a situação financeira do país até às eleições antecipadas de Junho e para garantir alguma estabilidade ao futuro Governo no início de funções.
O Jornal de Negócios não adianta um valor global para a ajuda que há-de chegar, referindo apenas que nos próximos seis meses devem chegar a Portugal 25 mil milhões de euros.
O Diário de Notícias faz um apanhado de várias apostas que foram sendo adiantadas durante o dia de ontem.
O DN cita a Reuters que fala em 80 mil milhões de euros, enquanto a Bloomberg avança com 75 mil milhões, demonstrando assim que vamos receber mais do que a Irlanda mas menos do que a Grécia, sendo que os juros cobrados a Portugal devem ficar abaixo do valor estipulado para estes dois países.
No Jornal de Notícias, os números não diferem muito. O JN diz mesmo que as contas já estavam feitas pela Comissão Europeia e mostram que o país necessita de 75 mil milhões de euros.
O Público cita o mesmo valor e a mesma fonte, mas acrescenta que Bruxelas pode aumentar esta quantia, apesar de não referir quanto.