Um acordo da zona euro sobre um novo empréstimo à Grécia e um novo programa de ajuda a longo prazo não ocorrerá antes de segunda-feira de manhã, afirmou o presidente do Eurogrupo.
Corpo do artigo
«Não haverá qualquer acordo hoje» declarou à imprensa, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, à entrada para a reunião do fórum dos ministros das Finanças da zona euro no Luxemburgo, que teve início às 17h00 (hora local) e que se prolonga até segunda-feira.
«Temos uma reunião esta noite e temos outra reunião amanhã, pelo que provavelmente não faremos conferência de imprensa hoje já que a discussão se prolongará para amanhã de manhã», disse.
Os ministros contam decidir por um lado desbloquear uma nova tranche de 12 mil milhões de euros a favor da Grécia para o início de julho que entrarão no quadro de um pacote de ajudas de 110 mil milhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional decidido em 2010 e com um prazo de três anos.
Prevê-se também que os ministros da zona euro discutam e aprovem as grandes linhas de um novo programa de apoio até 2015, já que o montante de 100 mil milhões negociado no ano passado não será suficiente.
Os estados europeus divergem sobre a contribuição que será pedida às instituições bancárias e fundos de investimento que detêm a dívida pública grega.
«Vamos discutir esta noite a participação dos credores privados, a questão é a de saber até onde ela pode ou deve ir», afirmou Juncker.