O presidente do Eurogrupo acredita que a Grécia não vai conseguir financiar-se no mercado em 2012, como previa o acordo do resgate celebrado em 2010.
Corpo do artigo
O presidente do Eurogrupo diz que a Grécia não vai conseguir voltar a mercado em 2012 para se financiar, ou seja, no horizonte previsto no acordo de resgate que foi celebrado no ano passado com o governo de Atenas.
Segundo Jean Claude Junker, «o cenário não será concretizável». Isto é, o estado grego não terá como levantar, em 2012, os 27 mil milhões de euros no mercado financeiro.
A declaração de Junker surge no mesmo dia em que o jornal alemão Die Welt avançou que Berlim e a União Europeia são favoráveis a uma reestruturação da dívida grega.
Esta hipótese, no entanto, tem sido rejeitada por Bruxelas e por Atenas. O Die Welt escreve que as previsões da Comissão Europeia, que apontam para um défice grego de 9,5 por cento este ano - dois pontos acima do previsto -, contribuíram para a mudança de posição da Alemanha, do FMI e da Comissão Europeia.