
Christine Lagarde
A directora-geral do FMI, Christine Lagarde, alertou que a zona euro necessita de colocar «rapidamente» em prática o plano contra a crise de dívida soberana na moeda única.
Corpo do artigo
O acordo a que os líderes dos países da moeda única chegaram a 21 de Julho em Bruxelas «mostra que os dirigentes europeus acreditam na zona euro e farão o que for preciso para assegurar o seu futuro», considerou Lagarde, num discurso em Nova Iorque, divulgado à imprensa.
A responsável máxima do FMI considerou também que os mercados receberam bem o plano anticrise, «como demonstrado pela valorização do euro e a baixa dos juros da dívida pública dos países periféricos da zona euro», mas afirmou que não chega só anunciar as medidas.
«A turbulência pode reaparecer muito facilmente. É por esta razão que é essencial que os compromissos da cimeira [de Bruxelas] sejam postos em prática rapidamente», sublinhou Lagarde.
Na sexta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, indicou que aprovação na Alemanha do plano para expandir o fundo para fazer face à crise financeira poderá ter de esperar até ao fim das férias parlamentares do país.
O acordo a que os líderes dos 17 países da zona euro chegaram prevê a flexibilização do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e a expansão da sua capacidade para ajudar países em dificuldades na zona euro, mas obriga à aprovação por parte dos parlamentos nacionais.