Lagarde: Portugal terminou resgate «com sucesso» graças a «grandes esforços» dos portugueses
A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, afirmou hoje que Portugal «completou com sucesso» o programa de resgate, graças aos «grandes esforços» dos portugueses, considerando que o país começa agora a retirar os proveitos.
Corpo do artigo
«Hoje, Portugal olha para a frente. Está a completar com sucesso o seu programa de reforma económica, depois dos grandes esforços, determinação e sacrifícios feitos pelo povo português. Agora, além do combate imediato, começa a virar a esquina da crise e a construir sobre os progressos alcançados», afirmou Lagarde, num discurso proferido em Sintra.
A responsável pelo FMI falava na abertura da primeira edição do 'ECB Forum on Central Banking', organizada pelo Banco Central Europeu (BCE) e que vai decorrer em Sintra entre hoje e terça-feira.
Na sua intervenção, Christine Lagarde disse ainda que os países e as instituições monetárias e financeiras têm de ter políticas cada vez mais concertadas a nível global.
No entanto, sublinhou que, na verdade, ainda estão para saber ao certo como navegar no território ainda por cartografar do pós-crise.
A diretora-geral do FMI mencionou os descobrimentos portugueres para fazer a analogia com o momento que o mundo vive.
«Ao estarmos nesta costa a olhar para o Atlântico, sentimo-nos como Vasco da Gama quando olhou para territórios sem fim sobre os quais não tinha a mais pequena pista», disse.