O antigo ministro da Saúde Luís Filipe Pereira foi hoje eleito presidente do Conselho Económico e Social (CES) pela Assembleia da República, com 134 votos a favor, numa votação em que participaram 183 deputados.
Corpo do artigo
A candidatura de Luís Filipe Pereira a presidente da CES, apresentada pelo PSD, com o acordo do PS, obteve 42 votos em branco e sete nulos. Dos 230 deputados em funções, 47 não participaram nesta votação.
O anúncio da eleição de Luís Filipe Pereira e a apresentação destes resultados foram feitos pelo vice-secretário da Mesa da Assembleia da República Pedro Alves, deputado do PSD.
De acordo com a Constituição, o presidente do CES é eleito "por maioria de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções".
O mandato do presidente do CES tem a duração da legislatura da Assembleia da República, pelo que o novo titular do cargo assumirá funções durante cerca de cinco meses, podendo ou não ser reeleito na próxima legislatura.
Luís Filipe Pereira vai substituir Silva Peneda, que deixou a presidência do CES para assumir as funções de adjunto do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.